terça-feira, 23 de novembro de 2010

A Serra São Francisco


A Serra de São Francisco fica localizada no município de Votorantim SP, cidade conhecida nacionalmente pela produção de cimento. A região onde se encontra é parte do reservatório de Itupararanga que é uma APA (área de proteção ambiental) e também nascente do Rio Sorocaba e manancial que abastece de água potável vários municípios da região.
O local é de especial interesse ecológico por representar um ultimo refúgio a fauna e flora na região. Uma última linha de pequenos fragmentos de mata atlântica que se liga a áreas maiores de mata dos municípios de Piedade e Ibiuna que ainda preservam uma grande diversidade natural de espécies, muitas dessas ameaçadas de extinção como o Gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus), o Tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) e a Araponga (Procnias nudicollis) presentes também nas áreas de mata da Serra! Entre mamíferos, aves, plantas e insetos são centenas de espécies que encontram na região um ultimo refúgio antes da absoluta falta de habitat natural em grandes cidades como Sorocaba.

Nos ultimos anos a Serra de São Francisco vem encontrando ameaças diversas a seus ultimos fragmentos de mata ainda preservada. A exploração imobiliária nas margens da represa por empresários ricos da região e da cidade de São Paulo que constroem grandes mansões sem se importar com leis e impactos ambientais, agricultures que além de promover queimadas e corte de árvores nativas, usam a agua do reservatório para irrigação, o apetite sem fim das Industrias Votorantim pelo eucalipto que já cobre uma grande parte da região onde originalmente havia mata atlântica. E sobreturo o mais completo desinteresse da população da cidade com a questão ambiental.

Esse blog foi criado por acreditar na boa vontade dos habitantes da região, acredito que a falta de iniciativa das pessoas em defender a Serra de São Francisco se dê principalmente por desconhecimento da importância que ela representa para a fauna e flora que ainda temos e não por conivência com interesses que são tão danosos a vida dos animais quanto de todos nós. Fico imaginando que ao tomar conhecimento por meio de fotos e artigos publicados aqui por mim e por quem mais queira colaborar, dos abusos cometidos por pessoas ou indústrias contra a natureza, começaremos aos poucos a exigir mudanças, a estabelecer limites, a dizer não. Eu quero mostrar quem está lá, na cara assustada do cervo, no voô de uma raríssima águia-pescadora ou no olhar de curiosidade de um cachorro-do-mato, sofrendo e esperando que alguém ajude.

3 comentários:

  1. Parabéns Daniel. Contem comigo no que eu puder ajudar.

    ResponderExcluir
  2. Daniel,

    Parabéns pelo Blog.
    Tenho um carinho especial por esta Serra.
    Pode também contar comigo para qualquer ajuda.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu Blog.
    Faz uma visitinha ao meu também.

    observeaves.blogspot.com

    Abraços

    ResponderExcluir