quinta-feira, 3 de março de 2011

O Espetacular Gavião-pega-macaco


Na última semana, durante uma excursão do MASSF (Mateiros da Serra de São Francisco) pelos arredores de Itupararanga Conseguimos oque talvez seja o registro ornitológico mais importante já feito na Serra.
Passava das duas da tarde quando eu e Douglas Bete paramos no alto do morro, na estrada que leva até o Bairro Jurupará em Piedade para uma última observação num dia que até então havia rendido poucas imagens e nenhuma animal novo. Observavamos a mata bem preservada a beira da estrada, com a atenção desviada de tempos em tempos para um pequeno bando de urubus-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura) ave que se diferencia do urubu comum que vemos nas cidades por ter um porte maior e penas brancas nas partes posteriores das asas. Quando ouvi o barulho de asas do meu lado não dei atenção já que essa espécie de urubu é comum nas matas da região. Foi quando o Douglas me disse: Caramba como esse bicho é grande! Olhei e vi a enorme ave preta passado bem perto. Apontei a câmera e imediatamente chamei o Douglas: "É um péga-macaco!" A ave estava junto aos urubus aproveitando uma corrente de ar quente para subir.

O Pega-macaco (
Spizaetus tyrannus) É uma das maires aves de rapina do Brasil. Vive exclusivamente em ambientes bem florestados onde se alimenta de aves répteis e pequenos mamíferos, especialmente saguís, daí a origem de seu nome. Encontrar a espécie por aqui é extremamente significativo para demonstrar o quanto vale a pena preservar a mata que ainda temos.

Um comentário:

  1. Muito bom! Captou o belo momento.
    Este gavião é muito belo. Majestoso.

    ResponderExcluir